Vamos refletir

Quem é este ser tão idolatrado, tão perseguido, tão desejado e, ao mesmo tempo, tão desrespeitado, mal atendido e diferentemente do que foi dito, tão esquecido? Não se espantem, mas este ser é o nosso CONSUMIDOR.

O maior desejo das empresas é atrair a atenção do CONSUMIDOR e transformá-lo em CLIENTES. São eles, os CLIENTES, que fazem a roda das empresas girar. É o principal combustível para a manutenção e desenvolvimento das empresas de qualquer segmento. Porém, será que estamos realmente realizando um trabalho voltado para os nossos clientes? O que estamos fazendo para atraí-los e, principalmente, conquistá-los, mantê-los e encantá-los?

Algumas organizações, até então, não conseguiram desenvolver um relacionamento feliz com seus clientes e ainda precisam superar o fato de que conhecem melhor os maus clientes, aqueles que por exemplo, são inadimplentes, àqueles que são verdadeiros “torcedores” da empresa, que são ótimos clientes. Mas, para manter e fidelizar, é preciso que mudem alguns conceitos.

Vamos refletir sobre como tem sido a experiência dos nossos clientes dentro das nossas empresas e buscar soluções para que a máxima básica e universal de que “o cliente tem sempre razão”, venha a ser utilizada da forma mais salutar, onde possamos balancear este conceito com o verdadeiro mundo empresarial. Afinal, as organizações têm uma grande responsabilidade nesse processo. Se queremos transformar o CONSUMIDOR em CLIENTE temos que procurar conhecê-lo, saber quais são os seus anseios e estabelecer uma relação de parceira com confiança e satisfação mútua.

Marcos Tavares

É diretor de Comunicação e Marketing da CDL de Maceió