Cheques: Emissões continuam em queda e Inadimplência aumenta

O Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió divulgou o comportamento dos cheques no comércio alagoano, quanto à inadimplência dos consumidores no mês de março.

No período, foram 229.931 cheques compensados. Na comparação com março de 2011, Alagoas seguiu uma tendência nacional de redução nas emissões de cheques. No Estado foram 21,64% cheques a menos emitidos. No país as compensações caíram em 11,30%. Números que confirmam a redução da utilização do cheque como meio de pagamento tanto pelos consumidores alagoanos, quanto pelos brasileiros de modo geral.

Quando relacionado ao mês de fevereiro, as emissões contabilizam um pequeno acréscimo de 1,68%.

DEVOLUÇÕES

Do total de cheques compensados em março, 8,70% foram devolvidos, ficando acima do índice nacional, que apresentou 7,56% de devoluções.

O número de cheques devolvidos em março cresceu em 8,74%, em relação ao mês anterior. Quando comparado com março de 2011, a situação se inverte. Verificou-se redução de 16,53%. Em todo o país, os cheques devolvidos tiveram um decréscimo de 11,28%.

O total acumulado no ano é de 732.719 cheques compensados, menor em 14,96% quando comparado com o mesmo período de 2011; e de 59.341 cheques devolvidos, ou seja, 10,39% devoluções a menos que março de 2011.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL Maceió